Processo seletivo do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Educação Escolar Quilombola

As inscrições encerradas.

A UFSCar  publica o Edital para Seleção e Ingresso no Curso de Licenciatura em Pedagogia - Educação Escolar Quilombola, vinculado ao Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR EQUIDADE. 

O PARFOR EQUIDADE tem como objetivos oferecer a oportunidade de acesso à formação específica de nível superior, conforme área de atuação, aos professores indígenas, quilombolas e do campo, ou que atuam na educação de surdos e na educação especial inclusiva nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância; Formar docentes e pedagogos para a atuação na educação escolar indígena, na educação do campo, na educação escolar quilombola, na educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos, em consonância com as Diretrizes Curriculares específicas de cada grupo; Fomentar a implementação de projetos pedagógicos para a formação de professores que contemplem as especificidades do público-alvo deste edital, com formas diferenciadas de organização dos conhecimentos, tempos e espaços; e Estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo as comunidades e as escolas como espaços privilegiados de formação e de pesquisa.

O Edital em questão é destinado à professores(as) quilombolas em atuação na docência em escolas públicas quilombolas da educação básica e professores(as) quilombolas em atuação na docência em escolas públicas de educação básica que recebem alunos quilombolas da educação básica e também para membros das comunidades quilombolas que tenham concluído o Ensino Médio, ou curso equivalente, e que pretendam atuar como docentes da Educação Básica. 

As inscrições encerradas.

Para acessar ao Edital, ao formulário de inscrição e para obter maiores informações acesse o link: 

https://www.prograd.ufscar.br/cursos/ingresso-na-graduacao/ingresso-parfor-equidade-quilombola-2024

Fonte/Créditos: ProGrad/UFSCar