Matriz Curricular

Módulos

  1. África, Diáspora e Escravidão Negra no Brasil

Ementa: O processo de escravização da população africana e indigena, a diáspora forçada, buscando identificar as etnias e grupos sociais que foram trazidos e escravizados no Brasil. Entender como a população negra e indígena se organizavam antes e depois do processo colonizador.

 

  1. Quilombos: História, Lutas e Direitos

Ementa:  discutir a formação dos quilombos, o conceito, as identidades, as formas de resistência histórica, tendo ícones de Zumbi dos Palmares e Dandara como inspiração e como elementos para a luta.  Discutiremos, ainda, as legislações existentes sobre a questão quilombola e suas aplicações e implicações na realidade quilombola.

 

  1. A Educação Escolar Quilombola: processo político e legislação

Ementa: Discutir a educação étnico-racial, em especial à educação quilombola, o seu processo de constituição e a proposta de ter uma educação que dialogue com a trajetória das comunidades, bem como a questão da identidade e ação cultural nos quilombos.

 

  1. Quilombos: territórios de conhecimentos

Ementa: Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos a fenômenos científico-tecnológicos, com base na experiência de sujeitos/as negros/a; contemplando reflexões sobre conceitos de ciência e etno-ciência.

 

  1. Quilombos: racismo ambiental e gestão territorial

Ementa: A Agroecologia enquanto eixo da identidade e sustentabilidade das comunidades quilombolas. Estudaremos as referências negras na produção de alimentos e manejo ambiental e animal, presentes nas comunidades negras, sejam urbanas ou rurais.

 

  1. Arte, Patrimônio Cultural e Educação Quilombola

Ementa: A relevância das subjetividades negras nas expressões artísticas e culturais locais, bem como sua importância na afirmação das identidades negras e quilombolas. Refletir sobre as  cosmovisões, as formas de entender, defender e valorizar o patrimônio cultural das comunidades.  Afirmar  potencialidades educativas dos processos de experimentação artística de referência quilombola.